Segunda-feira, 17 de Agosto de 2009
Marcar a diferença por Rodrigo Saraiva

Nestas eleições autárquicas, em Lisboa, várias questões estarão em análise pelos eleitores de forma a decidirem o seu voto. Mais do que aquilo que defende um candidato, é o que os diferencia que irá contar.
 

E há uma questão que é incontornável: o aeroporto em Lisboa.
 

Defender ou não a manutenção do aeroporto na Cidade é algo que ultrapassa em muito o próprio assunto e aquilo que lhe está directamente ligado.
 

Por isso não irei aqui dissertar sobre o conforto dos passageiros ou se a capacidade do aeroporto da Portela está esgotada. Porque não é aí que se vê a diferença entre os candidatos.
 

A diferença vê-se naquilo que poderá acontecer urbanisticamente à cidade, no caso de o aeroporto sair de Lisboa.
 

Não estou com isto a dizer que um candidato que defende o fim do equipamento irá querer usar os muitos hectares que ficarão disponíveis para construção. Nas eleições intercalares, por exemplo, António Costa defendeu (e prometeu) que o espaço seria para a criação de um mega espaço verde dedicado às famílias. E quero tomar a palavra de António Costa por verdadeira.
 

O problema que poderá existir não está nos terrenos do aeroporto. Mas sim nos que o circundam.
 

O fim do aeroporto irá libertar muito terreno para construção, nomeadamente em altura. Zonas que hoje estão impedidas de qualquer edificação por se encontrarem no enfiamento das pistas do aeroporto.
 

Em tempos chegou a ser ponderada a venda daquele que é hoje o Parque de Saúde de Lisboa, na Avenida do Brasil. Tal só não avançou por estar impedida a construção em altura. Num cenário de saída do aeroporto será que o assunto não voltaria a estar em cima da mesa? E aqui, para além do urbanismo, também estão em causa os serviços que hoje são prestados naquele espaço.
 

Com o fim do aeroporto podemos começar a imaginar uma 2ª Circular, na zona entre o Campo Grande e a Portela, ladeada por edifícios. E, infelizmente, não seriam de cooperativas nem de habitação a custos controlados, pelo que a esperança de voltar a trazer jovens e famílias a residir em Lisboa não encontra aqui solução.
 

É também por isto que a defesa da manutenção do aeroporto em Lisboa é importante.
 

É também nisto que se diferenciam os candidatos.

 


tags:

publicado por Rodrigo Saraiva às 15:26
link do post | comentar

2 comentários:
De Anónimo a 17 de Agosto de 2009 às 17:32
E... a segurança ????????

Se um dia ... esperamos que nunca aconteça, NO CENTRO DA CIDADE DE LISBOA, houver um acidente com um avião será que todos aqueles que defendem a Portela o continuarão a fazer???


De Mauro a 17 de Agosto de 2009 às 19:52
Se o senhor Santana ler estes comentários, quero lhe aqui deixar uma palavra de apreço, pelo que tentou fazer enquanto presidente da camera de lisboa,acusam-no de apenas saber atacar a oposição,pois eu fui ao blog deles e apenas se lê ataques pessoais à sua pessoa.Espero que seja eleito e tenho quase a certeza que o será. Espero voltar a ver uma Lisboa capital e não uma Lisboa para os lisboetas,espero que crie mais segurança nos espaços nocturnos (bairro alto,anjos ) por vezes é a unica escapatória à realidade que nós jovens temos,mas também é verdade que é uma zona cheia de crimes.Obrigado também por ter melhorado o sistema rodoviário para os transportes publicos,um bem haja e não ceda nem um milimetro nas suas idéias e convicções,a oposição não tem obras para apresentar e só falha quem arrisca,ao contrário da oposição que não arriscou e gaba-se de uma recuperação económica que só é possivel graças à passividade com que encaram as suas funções,se eu não sair de casa sem ser para o trabalho também não gasto dinheiro,um grande abraço e espero que seja novamente o presidente de Lisboa!


Comentar post

Autores
Pesquisa
 
Posts recentes

T

Vou continuar...com todo ...

2001 ... 2009

Palavra de funcionário

A verdadeira razão

O António pelas Costas

Junta de Freguesia do Ori...

Grandes entrevistas

por uma questão de confia...

O Administrativo e o Admi...

Mais comentados
Últ. comentários
poertooooooooooooooooooooooooo
Foi bom saber que o Campo de Santana vai continuar...
Acho que faz muito bem em continuar...Lisboa pode ...
O mais sensato é votar Santana Lopes. Chega da máq...
Boa tarde Vasco,E um deles voa!!!Ainda vamos vêr, ...
Arquivo

Junho 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

todas as tags

Links
Subscrever feeds