Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009
As razões dos Lisboetas por João Mota Lopes

Muito se tem falado sobre as razões que levam os lisboetas a votar nas próximas Autárquicas.

Existem razões que sobram para que o voto seja em Pedro Santana Lopes.

 

Apresento pelo menos 7 razões, 7 pensamentos que são certamente comuns à maioria dos Lisboetas.

 

A primeira razão, desde logo os Lisboetas sabem distinguir e gostam de dividir para reinar. É comum dizer-se que não se quer colocar todos os ovos da galinha no mesmo saco, não vá o saco cair e ficarem todos partidos. A verdade é que o sentimento da divisão de poderes entre a autarquia e o governo é desejável. Como exemplo o caso que mais tem marcado a nossa frente ribeirinha – o caso dos contentores de Alcântara, em que o Governo quer impingir um terminal de carga, separando os lisboetas do seu rio. Esta situação seria intolerável num ambiente político autárquico adverso ao do Governo.

 

Ninguém quer um presidente de câmara que seja uma extensão de um governo.

 

E porque falamos de Governo, a necessidade de à frente dos destinos de uma grande cidade como Lisboa estar um estadista, alguém que pense a cidade em Grande.

Falamos da capital de Portugal. Uma cidade que se quer moderna e cosmopolita não pode ser feita por alguém que não tenha a experiência de ter governado, de ter feito grandes obras, de ter pensado em grande.

Concluindo, falamos de ter experiência política. De fazer. E Santana, ao contrário de Costa, fez em Lisboa e fez na Figueira da Foz.

 

O que nos leva à obra feita.

Santana tem obra feita. Costa não tem. Recorda-se de alguma obra que o Presidente Costa tenha realizado? Bem, pintar uma passadeira de peões em São João durante o mês de Agosto não conta, penso eu...

Ao contrário, Santana tem obra. Tem túneis (não um mas vários e, enquanto morador do Parque das Nações, o túnel do Baptista Russo é uma obra das mais importantes para a zona oriental da cidade), tem jardins, tem Alta de Lisboa, etc...

 

E por tudo isto, tem coerência política. Santana teve um programa que pelas razões que todos conhecem não pôde acabar. É, por isso, coerente o PSD quando diz que Santana tem obra para acabar. Falamos de algo que é muito importante para a política, o sentimento de coerência, que tanto tem faltado neste País.

 

E, por mais que certos opinion makers queiram fazer passar o contrário, a verdade é que Pedro Santana Lopes é muito trabalhador. Quem já trabalhou com ele, e quem anda nestas coisas, sabe-o. Talvez por isso os seus inimigos tentem tanto à sua personalidade. A verdade é que todos conhecemos a capacidade de trabalho autárquico demonstrada quer na Figueira quer em Lisboa.

 

E também pela visão que todos reconhecemos a Santana Lopes. Da sua ideia de cidade, uma cidade a pensar em 2020. A cidade que todos desejamos que seja, uma cidade de Inovação, diferenciadora das demais; uma cidade para as pessoas, que aposte na qualidade de vida dos que cá moram e que cá trabalham; Uma cidade criadora de riqueza, que aposte em trazer de volta as empresas, geradoras de empregos, capaz de captar jovens para o seu centro, fazendo deste modo com que o seu centro não fique ao abandono e consequentemente premeditando o seu triste final; e por não menos importante, uma cidade verde, sustentada em si, com jardins para que os nossos filhos possam brincar, e os nossos avós se sintam felizes contemplando os seus netos. Com um Tejo devolvido à cidade, onde os golfinhos possam voltar a existir.

 

E, por último, porque Pedro Santana Lopes é uma pessoa empolgante.

Em tempos de crise, precisamos de quem nos lidere, de quem nos possa fazer sonhar e acreditar. De quem seja empreendedor, capaz de trazer riqueza à cidade, de captar empresas e empregos, e de a dotar de instrumentos de caracter social de apoio aos mais necessitados.

 

Pessoalmente, acredito que existe mais uma razão, é que todos os lisboetas merecem.

 


sinto-me:

publicado por João Mota Lopes às 18:35
link do post

De Zé Manuel a 14 de Agosto de 2009 às 18:37
Boas razões sim senhor;)


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Autores
Pesquisa
 
Posts recentes

T

Vou continuar...com todo ...

2001 ... 2009

Palavra de funcionário

A verdadeira razão

O António pelas Costas

Junta de Freguesia do Ori...

Grandes entrevistas

por uma questão de confia...

O Administrativo e o Admi...

Mais comentados
Últ. comentários
poertooooooooooooooooooooooooo
Foi bom saber que o Campo de Santana vai continuar...
Acho que faz muito bem em continuar...Lisboa pode ...
O mais sensato é votar Santana Lopes. Chega da máq...
Boa tarde Vasco,E um deles voa!!!Ainda vamos vêr, ...
Arquivo

Junho 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

todas as tags

Links
Subscrever feeds