Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009

 

Quem observa atentamente a toponímica do coração da nossa Cidade, não pode negar uma realidade plural que ainda hoje existe. Cruzam-se realidades muito importantes na vida da humanidade e da cidade, na vida pessoal e comunitária, o comércio (funções e ofícios) e a fé. Rua do Comércio, dos Sapateiros, dos Douradores, do Ouro e da Prata e Rua da Assunção, da Vitória, de Santa Justa ou de São Nicolau.
Nomes que espelham e substantivam uma história comum! Que nunca nada poderá apagar. Esta noção de património comum entre as comunidades dos crentes e a sociedade; património que deve ser preservado por ambos destinado à fruição e a visita de portugueses e estrangeiros, torna necessário e possível uma intervenção da edilidade na conservação do edificado religioso. Sinal de uma sã convivência entre todas as realidades da vida da Cidade.
Com o governo autárquico de Santana Lopes, este esforço foi algo assumido desde logo paralelamente à reabilitação de espaços urbanos. Acompanhei de perto as intervenções nas igrejas da Baixa e que proporcionaram de seguida, estratégias de intervenção cultural em várias formas; musical (ciclos de concertos de música sacra), turística (Circuitos de Visitas Guiadas às Igrejas com milhares de participantes) e religiosa.
A partir de 2003, a Câmara (pelo Departamento da Reabilitação Urbana) concedeu subsídios para recuperações importantes em várias igrejas da Baixa; São Nicolau, Madalena, Conceição Velha e Senhora da Oliveira. Estas intervenções foram constantemente acompanhadas pela então Directora Municipal, Dra. Mafalda Magalhães de Barros e por vários membros de institutos públicos ligados ao Património.
Na Igreja Paroquial de São Nicolau realizaram-se trabalhos de limpeza e conservação da pedra das paredes da nave e das capelas laterais, obras de construção civil, conservação e restauro das pinturas do tecto da capela mor e intervenção na iluminação da igreja. Na Madalena um substancial melhoramento da instalação eléctrica e iluminação. Ao entrar na peculiar Igreja da Conceição Velha, rua da Alfândega, pode-se observar o minucioso trabalho de limpeza e restauro da capela-mor atribuída a Jerónimo de Ruão (Mosteiro dos Jerónimos). Na Capela da Senhora da Oliveira, efectuaram-se juntamente com a Escola de Artes e Ofícios tradicionais da CML a composição/conservação dos paneis azulejares datados do Séc. XVIII.
Todas as intervenções, de grande ou pequena monta, foram pensadas com o intuito de conservação e restauro, sem dúvida, mas, na certeza, de que um ambiente próprio para onde as peças foram criadas torna possível a sua total fruição. Não foi uma intervenção de carácter meramente museológico mas em espaços “sociais” da Baixa, espaços vivos por onde milhares passam diariamente de várias origens (do concelho, fora do concelho, turísticas, passantes, trabalhadores etc). Uma intervenção no património inserida na reabilitação de todo o tecido vivo da Baixa.
Resta-nos o desafio que outros templos e edifícios religiosos da Baixa nos deixam. Os tectos da Igreja da Madalena (pequenas preciosidades em tela), toda a nave da Conceição Velha com o tecto em estuque (de autor italiano) e as suas imagens (Virgem de Belém diante de quem Vasco da Gama rezou e outras), a Igreja da Vitória que com o seu lugar estratégico junto à saída do metro da Baixa (Rua do Crucifixo) serve tantas pessoas que por ela passam e o tecto da nave de São Nicolau são alguns exemplos do “trabalho” árduo de manter a identidade e História da Baixa Lisboeta.
Para tudo isto resta encontrar um novo sentido.
 


publicado por JoaoJacintoFerreira às 15:35
link do post

De Anónimo a 17 de Setembro de 2009 às 12:10
É a mais pura das verdades!
Lisboa precisa de quem a recupere.


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Autores
Pesquisa
 
Posts recentes

T

Vou continuar...com todo ...

2001 ... 2009

Palavra de funcionário

A verdadeira razão

O António pelas Costas

Junta de Freguesia do Ori...

Grandes entrevistas

por uma questão de confia...

O Administrativo e o Admi...

Mais comentados
Últ. comentários
poertooooooooooooooooooooooooo
Foi bom saber que o Campo de Santana vai continuar...
Acho que faz muito bem em continuar...Lisboa pode ...
O mais sensato é votar Santana Lopes. Chega da máq...
Boa tarde Vasco,E um deles voa!!!Ainda vamos vêr, ...
Arquivo

Junho 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

todas as tags

Links
Subscrever feeds