Sábado, 5 de Setembro de 2009

Uma das mais estranhas experiências antropológicas que recomendo é a visualização de inúmeras comunicações que a CML envia para o cidadão face a pedidos de informação, intervenções ou autorizações diversas, ou mesmo a mais inenarrável de todas que é a leitura dos editais que a CML pede para as Juntas de Freguesia afixarem nos seus átrios e vitrinas. Para além de um cabeçalho cinzento e antiquado em modelo estético que à distância sugere um documento que nos explicará de que forma seremos decapitados, o conteúdo sugere uma viagem até um indesejável curso em direito administrativo e que faz o cidadão perguntar se está já em agressivo contencioso quando o que pediu foi uma simples informação. Uma ideia para o mandato seria proibir todos os licenciados em direito que trabalham na CML de redigir qualquer carta de resposta a pedidos de informação dos cidadãos, ficando apenas como consulta necessária de quem a redige ou de quem a transforma num pacote aceitável para envio ao cidadão. No fundo susbtituir o "nos termos do disposto no número tal do Código de Processo Administrativo e ao abrigo dos números tais e alíneas tais...." por qualquer do género: "Você é fantástico, no entanto não vai ser neste momento possível...". Enquanto não se transforma o impossível em possível, sempre se adianta alguma coisa.



publicado por Manuel Pinheiro às 17:40
link do post | comentar

2 comentários:
De João a 7 de Setembro de 2009 às 17:44
Caro Manuel, essa proposta é, no mínimo absurda...apesar do "direitês" em que qualquer resposta a qualquer pedido possa ser escrito, a necessidade de tal é bastante óbvia: enquadra a decisão numa moldura legal, justificando-a, o que permite aos munícipes conhecer o fundamento para a resposta resposta dada e uma réplica nos termos da lei em vigor.
Se respondessem "você é porreiro, mas de momento não dá.", ficava o comum cidadão sem saber o motivo do indeferimento do pedido, o que é ilegal, já que toda e qualquer decisão administrativa pública tem de ser justificada e reportar-se à lei.


De Manuel Pinheiro a 7 de Setembro de 2009 às 18:06
Dois sujeitos, o A e o B.

Pergunta o sujeito A: Quanto custa essa garrafa de água?

Sujeito B: Ao abrigo dos poderes conferidos pela lei tal e tal, que me permitem estar aqui hoje a escrever-lhe, e nos termos do disposto pelo regime x,y,z, versão anotada, ao qual se acrescenta nota interna e despacho pelo magnífico director, venho por este meio informar que o preço da garrafa está inscrito em tabela publicada anualmente em boletim da empresa e que para consultar deverá dirigir-se das horas x a y, tirar senha e aguardar pela sua vez.

Atenção que o objectivo não é eliminar a justificação legal, mas sim o "direitês" e moderar o abuso à justificação (ou tentativa de) legalista. No fundo impedir uma judicialização da comunicação. Qualquer empresa moderna faz isto.


Comentar post

Autores
Pesquisa
 
Posts recentes

T

Vou continuar...com todo ...

2001 ... 2009

Palavra de funcionário

A verdadeira razão

O António pelas Costas

Junta de Freguesia do Ori...

Grandes entrevistas

por uma questão de confia...

O Administrativo e o Admi...

Mais comentados
Últ. comentários
poertooooooooooooooooooooooooo
Foi bom saber que o Campo de Santana vai continuar...
Acho que faz muito bem em continuar...Lisboa pode ...
O mais sensato é votar Santana Lopes. Chega da máq...
Boa tarde Vasco,E um deles voa!!!Ainda vamos vêr, ...
Arquivo

Junho 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

todas as tags

Links
Subscrever feeds