Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009
Quando o bem-estar e a comodidade são francamente afectados pelo "paternalismo da saúde" algo está mal.
O desporto deveria ser um complemento ao bem estar dos Lisboetas, a que a Câmara deveria ligar, mas sem ser enquanto imposição que possa afectar negativamente, nalguns casos concretos, o dia-a-dia dos que por cá trabalham, vivem ou apenas circulam. E é isso que se passa com a construção da ciclovia, por exemplo, no Bairro Azul que aqui foi notícia, mas que noutros locais também tem deixado as suas marcas.
Quem vive em determinados bairros, sobretudo naqueles que são calcorreados por milhares de pessoas e onde encontrar estacionamento é um caos, qualquer espaço retirado é visto como um roubo ao seu bem-estar. É visto como um empecilho. E as pessoas precisam de pensar no desporto como algo que lhes permita relaxar, não como algo que lhes roube horas de sono ou que lhes deixe o carro a quilómetros de casa.
Tirar 400 lugares de estacionamento num bairro como aquele de que falo é não perceber a essência dos projectos de ciclovia. É transtornar o dia-a-dia dos lisboetas.
Há formas de compatibilizar estacionamento com ciclovias e exemplo disso é essa fotografia de Florença que aqui deixo.
De rec a 26 de Agosto de 2009 às 00:44
Eu sou um dos "por cá trabalham, vivem ou apenas circulam" e faço-o de bicicleta. Já alguma vez pensaram que também existem? E se lhes dermos condições serão ainda mais - e menos a entupir as estradas e os passeios? Penso que é redutor reduzir as pessoas que trabalham àqueles que se sentam dentro de um carro. E não será uma visão muito curta (e pouco informada) considerar que a bicicleta apenas deve ser usada para fins desportivos?
Não acham que as pessoas que estacionam os carros de qualquer maneira, em cima do passeio, das passadeiras "afectam bastante mais o dia-a-dia dos que por cá trabalham, vivem ou apenas circulam"? Onde está a vossa crítica a essa forma pouco civilizada de estar na vida?
Aconselho-os a ler os seguintes blogs:
- http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/
- http://passeiolivre.blogspot.com/
Caro rec,
se ler o meu post até ao fim verá que sou defensor, ainda que ache que Lisboa tem fortes limitações naturais, de uma compatibilização das ciclovias com o estilo de vida a que nos habituámos (que em parte pode e deve mudar). Só lamento que pareça não existir essa preocupação aquando da definição do traçado, pois não é caso único o agravamento causado por estas ciclovias. Há que harmonizar sempre que seja possível fazê-lo e não optar por lançar projectos em cima do joelho. Quanto aos carros que são arrumados em cima do passeio, para eles há as multas caso o civismo do condutor não impere...
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