Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009

 

 

Ontem ao fim da tarde, Pedro Santana Lopes apresentou o seu programa para a mobilidade. Cheguei mesmo a tempo para o ouvir: o mesmo é dizer que já não ouvi a bastante elogiada intervenção de António Carlos Monteiro. Fui traído pela pontualidade pouco habitual em iniciativas deste género, quiçá incentivada pelo Portugal-Hungria que começava às 19h45.

 

Da intervenção de Santana Lopes, sublinho a recusa terminante em entrar na conversa do Metro a pataco e a crítica contundente à política de mobilidade do actual executivo, cujo carácter desastroso culmina no estrangulamento da Ribeira das Naus. Como alternativa, Santana propõe que finalmente a Autoridade Metropolitana de Transportes assuma a condução do planeamento da rede de transportes públicos à escala metropolitana: só nesse fórum politicamente concertado e tecnicamente apetrechado se podem tomar decisões com a escala e o peso de uma expansão do Metropolitano.

 

Quanto a projectos de carácter municipal, honra seja feita à coerência de Pedro Santana Lopes: o desnivelamento e a fluidificação do Eixo Central de Lisboa continuam a ser a sua primeira prioridade. Ontem, apresentou em complemento ao túnel Picoas-Saldanha um novo projecto de desnivelamento Campo Grande-Av. Padre Cruz, no sentido Sul-Norte: exactamente o que é preciso para descongestionar a saída de Lisboa. Outro projecto emblemático é o reordenamento da Praça de Espanha, suprimindo o eixo central e passando esta a funcionar como uma rotunda, o que elimina conflitos de tráfego e devolve uma ampla placa central ajardinada à fruição dos lisboetas.

 

Aqui temos três projectos exequíveis. Se forem concretizados, a vida dos lisboetas melhorará. Lisboa precisa de quem (os) faça.



publicado por Vasco Campilho às 09:58
link do post | comentar

1 comentário:
De Pedro Gomes a 11 de Setembro de 2009 às 13:55
"Outro projecto emblemático é o reordenamento da Praça de Espanha, suprimindo o eixo central e passando esta a funcionar como uma rotunda, o que elimina conflitos de tráfego e devolve uma ampla placa central ajardinada à fruição dos lisboetas."

Nem imagino como é que os Lisboetas "fruirão" de uma placa central de Rotunda... É suposto irem para lá passear?


Comentar post

Autores
Pesquisa
 
Posts recentes

T

Vou continuar...com todo ...

2001 ... 2009

Palavra de funcionário

A verdadeira razão

O António pelas Costas

Junta de Freguesia do Ori...

Grandes entrevistas

por uma questão de confia...

O Administrativo e o Admi...

Mais comentados
Últ. comentários
poertooooooooooooooooooooooooo
Foi bom saber que o Campo de Santana vai continuar...
Acho que faz muito bem em continuar...Lisboa pode ...
O mais sensato é votar Santana Lopes. Chega da máq...
Boa tarde Vasco,E um deles voa!!!Ainda vamos vêr, ...
Arquivo

Junho 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

todas as tags

Links
Subscrever feeds